Como conseguir força interior?


Publicado em 08/10/2018

Surgem tristezas durante a vida: traumas e marcas, situações que não aceitamos e que ferem profundamente nosso ânimo. Sofrimentos que chegam quando menos esperávamos: o falecimento de alguém, uma doença, dificuldades na família, com o filho, a filha, o marido, a esposa, os pais; situações que às vezes nos decepcionam. Por algum motivo qualquer a tristeza pode aparecer. Mas você não pode se entregar a ela. “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos”. É o que está escrito no livro do Eclesiástico, um pensador das coisas de Deus. 

A pessoa paga alto preço quando se entrega ao desânimo, a partir das tristezas da vida. A entrega de si às doenças da alma – quando se perde a alegria, a paz, a saúde – desarticula tudo e tudo se transforma em “pré-ocupações”. Desculpe... A vida se transforma num inferno e não é assim que você merece viver. 

Mesmo que seu marido ou sua esposa tenha sido infiel; mesmo que haja coisas difíceis dentro de sua casa, ingratidões, irresponsabilidades, não permita que sua chama se apague. Mesmo que você tenha se decepcionado com o amor ou com uma grande amizade; mesmo que sua família esteja dividida ou você esteja sem nenhuma expectativa de futuro: 

“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda” (Provérbio Chinês). 
Não permita que isso mate sua alma. 

Mas como conseguir forças interiores? A decisão já foi tomada, mas... Ainda sinto fraqueza... Como conseguir ânimo tão de repente? 
Vencer o desânimo passa pelo poder de decisão pessoal. É uma decisão pessoal. 
Não estou minimizando seu problema. Talvez você saiba que seu problema é impossível de ser resolvido, mas aí está o mais importante: para que Deus possa agir em sua vida é preciso que você acredite, acolha e DECIDA. 

Pensa-se que os problemas tiram a alegria, a coragem da vida humana. Quando eles surgem, você deve enfrentá-los e ter ainda mais coragem. A forma de enfrentar a tristeza é um coração alegre, pois a alegria do homem torna mais longa sua vida. 
“Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos e não há nela utilidade alguma”. É o que está escrito no livro do Eclesiástico.

Mons. Jonas Abib

ArautoFM




Surgem tristezas durante a vida: traumas e marcas, situa

RADIO ARAUTO FM - VERA CRUZ
(51) 3718-3800 (estúdio)
(51) 3718-3400 (comercial)
Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
Caixa Postal 58 - CEP: 96880-000
RADIO ARAUTO FM - SANTA CRUZ DO SUL
(51) 2109-0066 (recepção)
Rua Venâncio Aires, esq. Galvão Costa, nº 5
Santa Cruz do Sul - CEP: 96810-204
Copyright © 2017 Rádio Arauto FM - www.arautofm.com.br