Anavitória industrializa pop folk em álbum pautado para explorar fase áurea da dupla

O tempo é agora. O título do álbum lançado sem aviso prévio pela dupla Anavitória, no primeiro fim de semana deste mês de agosto de 2018, traduz a natureza do produto fonográfico, destinado a aproveitar ao máximo a fase áurea das cantoras e compositoras Ana Clara Caetano e Vitória Falcão, as duas de 23 anos.

A dupla de pop folk – formada em 2013 em Araguaína (TO), cidade do interior do Tocantins – é desde 2016 uma das marcas mais rentáveis da indústria da música pop do Brasil entre o sempre disputado público jovem. Por isso mesmo, o som de Anavitória vem sendo moído na máquina do show business.

Entre o primeiro álbum (Anavitória, de 2016) e O tempo é agora, houve single com dupla sertaneja, EP de músicas infantis formatado por produtor incensado por críticos (Alexandre Kassin, que às vezes também já dança conforme a música do mercado), outro EP com sucessos da axé music, shows pelo Brasil, turnê com Nando Reis e até um filme estrelado pela dupla.

O álbum O tempo é agora é o resultado dessa urgência de explorar o momento e exaurir uma fórmula de sucesso que, talvez, daqui a pouco já não surta tanto efeito mercadológico. O pop folk de Anavitória ressurge industrializado no disco. O que soou natural no álbum de 2016 – produzido por Tiago Iorc, avalista da dupla ao lado do empresário de ambos, Felipe Simas – já parece artificial no álbum atual produzido por Iorc com Moogie Canazio.

Gravado entre maio e junho deste ano de 2018 no estúdio East West Recording, em Hollywood (Califórnia, EUA), O tempo é agora apresenta 11 músicas inéditas formatadas com os toques de músicos norte-americanos como Jamie Wollam (bateria), Sean Hurley (baixo) e Tim Pierce (guitarra).

Conduzida pelo piano e os teclados de Roberto Pollo, a balada Calendário (Ana Caetano) poderia figurar em disco de Roberto Carlos, num exemplo de como a personalidade de Anavitória já parece diluída ao longo do álbum.

 

Anavitória industrializa pop folk em álbum pautado para explorar fase áurea da dupla



Compartilhe